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Makoto - a sua verdade interior


Quando estudamos o budo, é importante sermos sinceros e falarmos a partir de nossos corações, e principalmente mantermos nossas palavras em sintonia com nossos atos.

A sinceridade alcança o que é certo sem esforço e obtém o entendimento, sem pensar.

Esse tipo de pensamento nos permitirá extrairmos o melhor de tudo que fizermos, e dentro do dojo não é diferente.

O makoto não é muito importante quando estamos treinando com um colega e estamos dando a ele algo para que possa ser trabalhado com uma técnica e, tratando-se de Aikido, buscar um caminho para um momento de conflito, ainda que seja simulado.

Esses conflitos simulados e controlados durante os treinos no dojo, nos permitirá moldarmos uma mente e um espírito firme, forte, positivo e acertivo.

Sem makoto não há treino, somente combate e uma elevação de egos e vaidade que tornam a prática de artes marciais algo realmente perigoso. Lembre-se que Ô Sensei criou uma arte marcial de grande eficiência e eficácia, por tanto, perigosa se praticada de maneira irresponsável.

O makoto durante os treinos garante que estejamos fazendo exatamente o que o professor demonstrou, não estamos mudando a técnica e nem criando barreiras para impedir o seu parceiro de treino estudar e executar a técnica. Sinceridade (makoto) não é resistência ou mudança de direção do ataque, mas é manter o "acordo" estabelecido na demonstração do professor, e o papel de cada um é justamente buscar fazer exatamente o que é demonstrado, com o máximo esforço em fazer o seu melhor de maneira honesta com seu parceiro.

O makoto é a maior virtude de um "guerreiro", ser sincero consigo mesmo e com os outros é o melhor que uma pessoa pode dar de si.

Quando você aplica o makoto em seus treinos, em sua vida, a importância existente entre o tempo e o espaço desaparece; simplesmente passamos a ver as coisas tal como elas são e damos lugar para um tipo de sinceridade que faz nascer dentro de nós a abnegação, não existindo mais dualidade - é nesse momento que o Aiki é vivenciado, sem que haja percepção ou racionalização do momento e do que se faz.

Ganbatte kudasai

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