Pular para o conteúdo principal

Supere sua ansiedade em cinco passos com o Aikido


Segundo o jornal Estadão, o Brasil é um dos países com maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo. Até fevereiro de 2017 esse índice era de 9,3% de ocorrência entre os brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além da ansiedade, a depressão afeta diretamente 5,8% da população, e em termos globais, esses dois transtornos são responsáveis por mais de US$ 1 tri de perda por ano para a economia.

O transtorno de ansiedade é marcado por sintomas como a dificuldade de concentração, problemas no sono e preocupação excessiva.

Quando um novo aluno chega ao dojo com esses sintomas, ele logo percebe que ao proferir um kiai (som que emitido ao se iniciar uma técnica, que deve vir não da garganta, mas do abdômen), seus medos e tensões começam a dispersar durante o keiko (aula). E após aplicar e receber as técnicas de Ô Sensei, ele percebe em seu corpo um tipo de relaxamento diferente do que é sentido com outras atividades física ou de meditação.

Ao aplicar ou receber uma técnica, a mente do aluno não tem qualquer tempo para colocar em prioridade de raciocínio uma preocupação, dada a necessidade involuntária de concentração.

Sim, necessidade involuntária de concentração é uma das formas do Aikido promover a atenção e foco em um determinado elemento na sua mente, impedindo que seu cérebro reaja ao mundo exterior em problemas da sua vida, mantendo qualquer pensamento longe do momento da técnica. Não há espaço e tempo para o seu mundo e vivências do dia a dia. Só há o momento da execução do exercício em profunda sintonia com seu corpo e sua mente (aiki).

As técnicas do Aikido são sofisticadas e exigem um alto grau de coordenação motora que conduz o aluno a um nível de concentração que não deixa espaço para qualquer forma de pensamento fora do que está sendo treinado no dojo.

Durante o treino, a respiração é regulada pelos exercícios e o uso do kiai, levando o aluno a diminuição de qualquer ansiedade de imediato; sua regulação respiratória, um alto grau de atenção e coordenação o conduz ao processo meditativo em uníssono com o seu corpo que se preenche imediatamente de kokyu - um tipo de energia vindo de um tipo de respiração inspirativa e repleta da sua vontade de viver.

Uma das causas raiz da ansiedade do homem que vive em grandes centros urbanos é o medo. Sempre ficamos com questões como a violência e situação econômica despejados em nossas vidas pelos jornais e conversas entre amigos, familiares ou colegas de trabalho. A sensação é de que sempre algo ruim pode acontecer ou se aconteceu com alguma pessoa próxima, pode acontecer comigo também ou de alguma forma refletir em minha vida. Esses receios e medos certamente são poderosos como causadores de ansiedade na mente das pessoas.

Quando estamos inseridos em uma família dentro de um dojo de Aikido, é notório que os alunos, com o tempo adquirem confiança e acabam por superar medos menores e crescem como pessoas capazes de entender o momento e buscar um caminho para resolver um problema em suas vidas. Essa é a mentalidade ou o mindset que o Aikido promove na vida dos alunos.

O Aikido é uma arte marcial, de extrema eficiência, perfeita em suas técnicas e eficaz em sua aplicação (nós é que precisamos treinar muito para se alcançar essa excelência da arte).

Pensando na afirmação acima, os alunos desenvolvem em seus estudos e treinos uma raciocínio marcial, onde a visão é sempre em 360, ou seja, é absoluta, pois o Aikido presume sempre múltiplos atacantes. Além de uma sensação de segurança desenvolvida na forma de pensar do aluno, também é criado todo um mecanismo de ação e reação imediata para cada estímulo que avida lhe proporcionar. Isso promove a atitude marcial do aluno em todos os pontos da sua vida, aprendendo a ter controle de si sobre a vida e tudo que lhe é colocado a sua frente, de uma forma mais eficiente que qualquer leigo seja capaz de fazer.

Claro! Isso não quer dizer que o praticante de Aikido seja um "super-homem", mas certamente é alguém com um preparo claro e eficiente para enfrentar suas adversidades e cotidiano.

Em nossa escola, o buki waza (treino com armas - espada e bastão) é obrigatório, cobrado em todas as graduações.

O treino com aramas promovem o ajuste corporal do aluno na execução das técnicas de taijutsu (treino corporal), além disso o aluno desenvolve a percepção de tempo (deai) e distância (maai) adequada para aplicação das técnicas e se podem ou não reagirem com variações (renka) de técnicas em uma dada situação.

O estudo de armas no Aikido proporciona ao aulo uma oportunidade de treino individual o qual pode ser usado como um processo meditativo e de melhoramento do seu condicionamento físico, respiratório e movimentação.

Então, os cinco passos para reduzir sua ansiedade, usando o Aikido como ferramenta são:


  1. Treine com vigor e alegria - faça sempre kiai
  2. Treine buki waza - certamente é a melhor forma de meditação e libertação de seus medos
  3. Não falte aos treinos - a integração é importante para nós seres humanos
  4. Tenha atenção máxima aos ensinamentos do seu professor - zanshin (atenção marcial no dojo)
  5. Organize e mantenha sempre limpo seu material de treino, assim você acaba levando a organização para sua vida e com isso você melhora o uso do seu tempo

Bom treino para todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre técnica de combate e exercícios

É muito comum que os alunos iniciantes façam confusão e não entendam bem as diferenças entre técnicas de combate e exercícios no Aikido. Assim como em qualquer arte marcial, no Aikido temos exercícios que server para desenvolver o seu equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal. Em esses elementos, aprender uma técnica de combate pouco irá lhe servir para um possível momento de defesa pessoal. Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer o seu centro de equilíbrio para que você possa se movimentar de maneira adequada durante a aplicação de uma técnica. Se você está desequilibrado, por mais forte que você seja, qualquer técnica aplicada ou atemi , não terão a mesma eficiência quando aplicado com seu corpo em estiver equilibrado. Não saber posicionar os pés adequadamente, manter o seu centro baixo ou manter um kamae correto, lhe impedirá uma execução eficiênte de qualquer tecnica no Aikido. Por isso, muitas vezes vemos alunos de outras artes marciais entedi

Makoto - a sua verdade interior

Quando estudamos o budo, é importante sermos sinceros e falarmos a partir de nossos corações, e principalmente mantermos nossas palavras em sintonia com nossos atos. A sinceridade alcança o que é certo sem esforço e obtém o entendimento, sem pensar. Esse tipo de pensamento nos permitirá extrairmos o melhor de tudo que fizermos, e dentro do dojo não é diferente. O makot o   não é muito importante quando estamos treinando com um colega e estamos dando a ele algo para que possa ser trabalhado com uma técnica e, tratando-se de Aikido, buscar um caminho para um momento de conflito, ainda que seja simulado. Esses conflitos simulados e controlados durante os treinos no dojo, nos permitirá moldarmos uma mente e um espírito firme, forte, positivo e acertivo. Sem makoto  não há treino, somente combate e uma elevação de egos e vaidade que tornam a prática de artes marciais algo realmente perigoso. Lembre-se que Ô Sensei criou uma arte marcial de grande eficiência e eficácia, por tan